Promoção!

Vinho Tinto Esquerdino – Quinta do Canhoto

13,53 

O Vinho Tinto Esquerdino produzido na Quinta do Canhoto a partir da casta Touriga Nacional é um vinho frutado, de estrutura firme e acidez equilibrada.
Ver mais Detalhes

Disponível em:

REF: 043-VTEQC Categorias: , Etiquetas: ,

A Quinta do Canhoto em Albufeira pertence à família desde os anos 50, e nela se desenvolvem as suas vinhas com vista mar. Em 2009 a família decidiu reformular as vinhas e construir uma Adega de raíz, de forma a reunir as condições ideais para produzir o seu próprio vinho. Hoje conhecemo-lo por Esquerdino. Atualmente produz 6 castas, sendo a deste Esquerdino a Touriga Nacional, a casta mais nobre de Portugal, capaz de produzir vinhos varietais excelentes.

Os bagos apresentam uma pele espessa e a casta adapta-se a diversas condições climáticas. Contudo prefere lugares com alta incidência solar e calor, além disso, o clima marítimo com forte influência mediterrânica, a plantação estratégica das carreiras criando corredores de circulação do vento e controlando a exposição solar das videiras faz com que na Quinta do Canhoto seja possível atingir um excelente equilíbrio e qualidade. Aqui os solos argilo-calcários, permitem produzir vinho com taninos elegantes, muito boa acidez e sem potencial alcoólico excessivo (13,5%).

De cor vermelho tulipa escarlate, aroma frutado ligeiramente floral, frutos vermelhos e notas de violetas, bergamota e ervas mediterrâneas secas. A sua estrutura é bastante firme, de acidez equilibrada e envolvente, com alguma mineralidade e um final muito persistente e elegante.

Benefícios

O consumo moderado de vinho por pessoas saudáveis é capaz de trazer inúmeros benefícios para a saúde. O consumo excessivo provoca efeito contrário. No vinho, o principal polifenol encontrado é o resveratrol, mas também existem outros em menor quantidade, como os taninos, flavonoides, antocianina, quercetina e o ácido elágico. Podemos sentir benefícios a nível do bom funcionamento do coração, prevenção da depressão, Alzheimer e diabetes. Também melhora a digestão, faz bem à pele, aos ossos e fortalece o sistema imunológico aumentando assim a longevidade.

Sugestões de utilização

A Touriga Nacional, sendo uma casta que produz vinhos expressivos e firmemente estruturados, requer pratos igualmente ricos e com carácter, para ajudar a complementar a sua abundante fruta e taninos opulentos. Da Serra à Costa, este vinho de expressão algarvia acompanha bem as carnes vermelhas, caça, carnes brancas e enchidos, desde os grelhados ou estufados. Também acompanha bem pratos de cozinha asiática. No final da refeição, queijos maduros podem ser um excelente acompanhamento para o Touriga Nacional 2020 da Quinta do Canhoto.

Informação Complementar

Composição: Touriga Nacional – 13,5% vol.
Peso líquido: 750ml
Tipo de embalagem: Vidro
Tempo médio de validade: N/A
Conservação: Temperatura ambiente e ao abrigo da luz

Avaliações

Ainda não existem avaliações.

Seja o primeiro a avaliar “Vinho Tinto Esquerdino – Quinta do Canhoto”

Encontre este artigo em…