Presunto Fatiado da Serra – Zambujal

28,41 

Presunto fatiado da serra algarvia de altíssima qualidade feito na tradição dos antepassados, sem conservantes nem químicos. Contribui para uma alimentação mais selectiva e onde se pode rastrear a sua origem.

Disponível em:

Available in:

Disponible dans:

Esgotado
Sold out
En rupture de stock
REF: 046-PFSZ Categorias: , Etiqueta:

É no Algarve, a poucos quilómetros do turismo costeiro, que fica o concelho mais despovoado e envelhecido do país, onde o solo é pouco produtivo e cada vez mais sujeito à seca. Mesmo assim há quem aposte neste território do Baixo Guadiana, onde as alterações climáticas são já uma realidade.

Falamos do concelho algarvio de Alcoutim, onde durante o nosso percurso para chegarmos à aldeia do Zambujal, vimos perdizes, zimbro, estevas, montado e hortas.

É nesta aldeia que encontramos o negócio familiar da casa Jerónimo. Uma micro-empresa criada pelos irmãos Rui e Manuel. Empresa essa que surge do amor à sua terra, à terra dos seus antepassados e do facto de acreditarem na possibilidade de ali se produzirem produtos, com base tradicional, de grande qualidade.

Da nostalgia da sua infância e juventude, da recordação dos tempos partilhados com os seus quatro avós que já se dedicavam em moldes diferentes e naturalmente em número reduzido à criação de porcos alentejanos/ibéricos, decidiram voltar. Conhecedores do território e com algumas parcelas de terreno onde existem muitas azinheiras com bolotas disponíveis no Outono /Inverno, utilizaram grande parte do saber fazer e da experiência das nossas gentes…para fazer crescer este desafio.

Os leitões nascem no montado da serra e é lá que fazem toda a sua vida, são alimentados com o que a natureza oferece, embora devido à seca seja necessário complementar com cereais (milho, cevada, favas) figos, restos de horta, erva, bolotas… Uma alimentação de grande qualidade, 100% natural.

O respeito pelo tradicional, pelos ciclos da natureza e pelas estações do ano obrigam a que a produção seja feita apenas entre Outono e o Inverno.

Benefícios

Numa dieta variada, o consumo deste petisco recomenda-se que seja com moderação.

Sugestões de utilização

Apenas para degustar em excelente companhia, acompanhado de um bom copo de vinho e muita alegria.

Informação Complementar

Composição: Perna de porco e sal
Peso líquido: 150 gr
Tipo de embalagem: Plástico
Tempo médio de validade: 12 meses
Conservação: Temperatura fresca e seca

Avaliações

Ainda não existem avaliações.

Seja o primeiro a avaliar “Presunto Fatiado da Serra – Zambujal”

Encontre este artigo em…