Nota: O cesto que aparece na fotografia não faz parte do cabaz

Cabaz Gourmet

68,20 

O Cabaz Gourmet reúne produtos de excelência, que impressionam os sentidos. Selecionados a pensar naqueles que apreciam experiências degustativas requintadas.

REF: 605-cg1 Categorias: , Etiqueta:

O Cabaz Gourmet reúne produtos de excelência, oriundos do Algarve, entre a serra e o litoral. Selecionados a pensar naqueles que apreciam as experiências degustativas requintadas e a descoberta de novos aromas e texturas que impressionam os sentidos.

Cada cantinho do Algarve tem os seus produtos característicos. Desde o litoral, que é frutícola e piscícola, aberto para o mediterrâneo desde a antiguidade, encontramos aqui as cidades de Vila Real de Santo António, Tavira, Faro, Albufeira, Portimão, Lagos e Sagres. Passando para o Barrocal que se caracteriza por barrancos suaves, onde se cultivam as amendoeiras, figueiras, alfarrobeiras, oliveiras e citrinos, falamos de Castro Marim, Loulé, Querença, Salir, Alte, S.B. Messines e Silves entre outros. Por fim a Serra, com as Serras de Monchique a Oeste, a Serra de Espinhaço de Cão e a Serra do Caldeirão a Este, formando uma barreira que separa naturalmente o Algarve do resto do território português. Aqui encontramos predominância de abrunheiro e do medronheiro, do qual se obtém a famosa aguardente de medronho, que ainda hoje se produz através dos métodos ancestrais, como aquela que vai encontrar neste cabaz. Uma Aguardente de Medronho Biológica, selecionado e colhido à mão lá bem adentro da Serra do Caldeirão.

Em Moncarapacho, no município de Olhão, também as azeitonas continuam a ser apanhadas à mão e transportadas de imediato para o lagar, onde são moídas com mós de granito, num processo mecânico que remonta aos tempos romanos. Resultando num Azeite Virgem Extra Monterosa Maçanilha rico e autêntico, premiado até com medalha de ouro em 2021.
E o figo que faz igualmente parte da dieta tradicional das populações do Algarve. Quando fresco é utilizado como fruta de sobremesa ou em compotas e doces. Este Doce de Figo que encontra no Cabaz Gourmet é feito com os figos de produção própria na zona da Guia em Albufeira. Os secos são utilizados na riquíssima e variada doçaria algarvia, como estas Estrelas de Figo e Amêndoa, feitas em casa de forma tradicional e com produtos de produção própria em São Bartolomeu de Messines.

Caminhando mais para nordeste do Algarve, no concelho de Alcoutim fica o Monte do Zambujal, um lugar recôndito onde se alia os costumes da serra e a preservação do saber fazer, resultando em excelentes produtos plenos de tradição. É o caso deste Presunto de Porco Preto, criado em liberdade e com uma alimentação natural. Sem aditivos, sem conservantes e 100% natural.

Como já deve ter reparado, o Cabaz Gourmet transporta-o numa verdadeira viagem. A Serra Algarvia leva-nos até ao limiar com o Alentejo e situa-se entre o barrocal e o litoral Algarvios. Entre cumes arredondados, rios, canais e ribeiras a paisagem vai-nos presenteando com muitas das espécies mais características do sul de Portugal. Deste panorama rico em sabores e saberes que se vão passando de geração em geração, produzem-se as mais autênticas e emblemáticas iguarias, que são o retrato de um povo afetuoso e acolhedor com todos aqueles que o desejam conhecer.

Avaliações

Ainda não existem avaliações.

Apenas clientes com sessão iniciada que compraram este produto podem deixar opinião.