Nota: O cesto que aparece na fotografia não faz parte do cabaz

Cabaz Alfarroba

24,11 

O Cabaz Alfarroba reúne produtos de excelência, feitos com base numa matéria prima única, natural, saudável e nutritiva, a alfarroba. Um prazer sem culpa.

REF: 606-ca1 Categorias: ,

O Cabaz Alfarroba reúne produtos de excelência, feitos com base numa matéria prima única, natural, saudável e nutritiva, a alfarroba. Podendo substituir o chocolate, a quem parece pedir emprestada a cor e a doçura, a alfarroba completa o trio de ingredientes mais utilizados na doçaria do Algarve. As Bolachas de Alfarroba, a Manteiga, o Mel, as Mini Tabletes, representam apenas algumas das suas aplicações, sendo que com a Farinha de Alfarroba, que também receberá neste cabaz, pode produzir as suas próprias receitas ou inspirar-se nas receitas de doçaria algarvia já existentes.

Para quem não o conhece, saiba que o fruto é uma vagem acastanhada, quase preta, quando já está madura, comprida e esguia, entre 10 a 30 cm de comprimento. A sua árvore, a alfarrobeira, é grande e sumptuosa e os seus ramos poderão estender-se até ao chão. Pensa-se que terá sido trazida pelos gregos da Ásia Menor. Existem indícios de que os romanos mastigavam as suas vagens secas, muito apreciadas pelo seu sabor adocicado. Como outras, a planta teria sido levada pelos árabes para o Norte de África, Espanha e Portugal. Sendo uma espécie altamente resistente à seca, a alfarrobeira está bem adaptada ao solo e ao clima da região Mediterrânica, com uma impressionante longevidade de 2 a 3 séculos. Por reunir todas estas condições ideais, Portugal é um dos três principais países produtores de alfarroba.

Entre os muitos encantos deste fruto, está a sua versatilidade. Da vagem de alfarroba tudo pode ser aproveitado. A semente é utilizada sobretudo para a extração de goma, tendo variadas aplicações industriais, particularmente no sector alimentar como espessante. Mas também é muito importante na indústria farmacêutica (usada em laxantes, cápsulas, cremes dentais, medicamentos), e ainda na indústria têxtil, do papel e de cosméticos (quanto mais os cremes forem hidratantes, mais goma da semente de alfarroba têm, o chamado E410, que absorve a água). Mas a semente representa apenas 10% da vagem, tudo o resto é composto pela polpa, também ela riquíssima em benefícios e sabor.

A farinha de alfarroba é a base da maioria das receitas de alfarroba e obtém-se pela trituração e posterior torrefação da polpa da vagem. Contém, em média, 48-56% de açúcar (essencialmente sacarose, glucose, frutose e manose), 18% de fibra (celulose e hemicelulose), 0,2-0,6% de gordura, 4,5% de proteína e elevado teor de cálcio (352 mg/100 g) e de fósforo. Desta forma, a polpa da alfarroba é muito bem aproveitada para confecionar apetecíveis e saborosas preparações culinárias, doçaria variada como bolachas e bolos, licores, xarope, pão e cada vez mais produtos alimentares, que vão surgindo por parte daqueles que ousam explorar este maravilhoso fruto dando asas à criatividade.

A alfarroba, suavemente doce, é um aditivo natural e como substituta do chocolate a sua utilização é permitida em todos os produtos alimentares. Os seus benefícios são quase infinitos, 100% natural, rica em proteína, fibra, aminoácidos essenciais, boa fonte de proteína vegetal, corante natural, excelente como reforço imunitário. ​E por aí vai…
O mais curioso é que antigamente este era um fruto de pouco valor, dado essencialmente aos animais. Porém hoje em dia o seu valor é altamente reconhecido, devido às suas maravilhosas características, sabor doce, benefícios para a saúde e versatilidade das suas aplicações. E de futuro prevê-se com muita confiança que os produtos desta matéria-prima sejam cada vez mais procurados, com potencial para fazer crescer muito mais mercados de alfarroba.

Agora que já sabe muito mais acerca deste fruto maravilhoso, poderá deliciar-se com alegria e surpresa à medida que descobre os sabores, texturas e as diferentes aplicações da alfarroba através dos produtos inovadores deste cabaz. Ah! E ainda por cima… este é um prazer sem culpa!

Avaliações

Ainda não existem avaliações.

Apenas clientes com sessão iniciada que compraram este produto podem deixar opinião.